Dia Sem Compras


“Papais-noéis anticapitalistas” ação de 2007 by D. Graça
dezembro 6, 2008, 4:34 am
Filed under: Censura e Monitoramento

 

 Retirado do CMI Brasil:  www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/12/406743.shtml
——————————————————————————————–
“Papais-noéis anticapitalistas “invadem” shopping”
papai noel
Corre-corre em um dos maiores shoppings da cidade do Rio de Janeiro para a compra dos presentes em cima da hora. “Rio Sul” lotado, pessoas cheias de sacolas com sorrisos nos rostos. Seria mais um dia comum de compras natalinas e não fosse um fato inusitado quebrando a rotina do consumo. Uma trupe de papais-noéis “invadiu” o shopping no sábado dia 22 de dezembro, por volta das 19 horas, horário de pico das vendas. Os inusitados noéis, cerca de 12, vestiam roupas características porém com um diferencial, possuíam enormes cifrões em suas costas. Entraram enfileirados e faziam coreografias grotescas enquanto gritavam “Ho!Ho!Ho!”.

Em seguida realizaram performances anticapitalistas “contemplando” as vitrines das lojas, questionando e fazendo “brincadeiras” que criticavam a sociedade de consumo, as grandes corporações, a exploração da mão-de-obra semi-escrava enquanto outr@s ativistas entregavam panfletos. “Você consome ou é consumido?” Logo após iniciou-se o ponto alto da performance, quando um dos papais-noéis iniciou um discurso que gerou bastante polêmica e reações das mais diversas. “Bem vindos ao templo do consumo! Eis o espírito natalino de que tanto falam! Feliz Natal comercial para tod@s, principalmente para os bastiões da sociedade de consumo…” Lembrava da questão ambiental, do aquecimento global, da sociedade de classes, da miséria, da violência urbana e todos os fatores relacionados ao consumismo. Citou também a ocupação pelo exército do morro da providencia “Para que hoje possam consumir o morro da providencia está ocupado. Você consome a miséria”. O discurso ainda tocou na artificialidade da liberdade liberal do capital, na liberdade somente para o consumo “Sua liberdade não passa de um par de sapatos novos no shopping”, os noéis repetiam isso em coro incessantemente como uma espécie de refrão.

Em geral, os trabalhadores se mostraram favoráveis ao ato, porém as pessoas que passeavam por lá ficaram dividas, algumas tentaram puxar aplausos, outras vaias, outras ficavam estarrecidas e surpresas com a inusitada performance. Parte dos consumidores mostraram-se realmente zangadas com o ato “O dinheiro é meu e eu faço com ele o que eu quiser”, “Chamem a segurança!” ou ainda “Vocês estão malucos? Falar de anti-consumismo no natal?”, uma senhora ainda apoiou o ato dizendo “Liberdade de expressão, deixa os meninos, quando vêem me encher de propaganda de loja ninguém fala nada, deixa eles entregarem os panfletos”.
feliz natal

No fim, o chefe de segurança, sem saber como lidar com o problema e com os noéis que não lhe davam a mínima, começou a fazer ameaças e tentar apelar para violência “Pega dois e leva para a salinha”. Fazendo uma menção as salas que são utilizadas para espancamentos para aqueles e aquelas que “saem da linha” dentro dos shoppings. “Você vem fazer isso aqui no meu shopping” também gritou. Nesse momento um grupo de pessoas tentava tirar fotos para coagir os noéis, diziam ser “acionistas” do Rio Sul, filhos de militares, desembargadores, enfim, tudo gente finíssima e da melhor qualidade.

Em seguida chega à polícia militar, o policial afirma “trabalhar para a policia militar e para o rio sul” e começa a querer levar os ativistas para a DP, sem conseguir explicar exatamente em que artigo estava os enquadrando. Foi simplesmente uma cena ridícula o policial e o chefe de segurança discutindo e querendo levar para a DP 12 pessoas vestidas de papai-noel. Imagina a cara do delegado se isso acontecesse!!!!!! Por fim, depois de muita negociação os nóeis foram liberados. Quem iria ter coragem de prender papai-noel nas vésperas de natal e correr o risco de ficar sem presente?
espirito natalino


1 Comentário so far
Deixe um comentário

massa é isso ae

Comentário por Nelson Ned Ludd




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: