Dia Sem Compras


Dias 28 e 29/04, em Belo Horizonte:: Miniturnê CrimethInc. Brasil 2011 by D. Graça
abril 27, 2011, 6:37 am
Filed under: Sem categoria

“Crimidéia não leva à morte: crimidéia é a morte.”

– George Orwell, 1984

O CWC ou CrimethInc. Ex-Workers’ Collective (que poderia ser traduzido como “CrimethInc. Coletivo de Ex-Trabalhadores” ou “CrimethInc. Ex-Coletivo de Ex-Trabalhadores”) é uma rede descentralizada composta de várias células autônomas.

O nome é uma referência ao livro 1984, de George Orwell, onde a crimeidéia ou thoughtcrime (crimethink, no que Orwell chamou de novilíngua) seria o ato de cometer um crime simplesmente por ter pensamentos que fossem contrários aos da ordem dominante. Tendo a letra “k” trocada pelo “c”, formando Inc. (abreviação para incorporated, como uma empresa).

Surgido como um coletivo nos Estados Unidos da América em 1996, de lá pra cá se espalhou por todo o território nacional e para fora deste. Atuante tanto no campo das ações diretas quanto no da produção teórica, a influência do CrimethInc. é notória em toda uma geração anticapitalista autônoma, principalmente na Europa Ocidental e América do Norte (onde seus materiais impressos, presença e ações são mais visíveis).

O CWC é conhecido também por uma produção literária de qualidade, tendo publicado influentes obras como Expect Resistance, Recipe for Disaster e o mais recente Work. Seu primeiro e mais aclamado livro, Days of War, Nights of Love (Dias de Guerra, Noites de Amor) “foi um grande marco no meio das idéias e movimentos anárquicos de todo o mundo e uma das obras mais importantes produzidas por anarquistas nessa virada de século”, [citando o site do Coletivo Você Tem de Desistir, co-responsáveis pela gestão do Espaço Impróprio em São Paulo e organizadores da miniturnê CWC Brasil 2011], e acaba de ser traduzido para o português pela Editora Deriva este ano.

Algumas pessoas ligadas à células estadunidenses do CWC estão pelo sudeste brasileiro promovendo debates, dando palestras, realizando oficinas e apresentando seu material (assim como o livro Work, saído do prelo) entre os dias 22/04 a 08/05. E conseguimos, há uma semana, confirmar a passagem dessa minitour (de agenda apertadíssima) por Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 desse mês (quinta e sexta dessa semana)! Portanto, não percamos a oportunidade trocar algumas idéias e acervos (sejam reais, oníricos e impressos).

Sobre as atividades em BH

(Noite I)

Quinta-feira, 28/04

Casa Somática

18h – Lançamento e apresentação do livro Work em BH, por Crimethinc.

“Após tanto progresso tecnológico, por que temos que trabalhar mais do que nunca? Como é que por mais trabalhemos, acabamos mais pobres perante nossos chefes? Quando a economia quebra, por que as pessoas se focam em proteger seus empregos, quando ninguém gosta de trabalhar neles? Pode o capitalismo sobreviver a mais um século de crises?”

PIC-NIC!

21h – Nossa memória em movimento: Que as realidades encontrem seus pensamentos!

Relato sobre 15 anos de divulgação anarquista pela Crimethinc. Que esse encontro seja canal para tecermos histórias coletivas sobre cada passo dado pelos movimentos nos últimos anos, considerando as bruscas mudanças no cenário global da economia, do mundo do trabalho e dos modos de luta contra o capitalismo, em seus aspectos macro e micropolíticos.

Mais:

*Banquinha de materiais

*Música Livre

*PIC-NIC (traga cheiros e sabores! contribua com o banquete!

*Paredão & tinta. Intervenções.

Casa Somática, na rua Elza, 220 – Bairro Suzana – BH/MG.

————————————————-

(Dia II)

29/04 – Sexta-feira,

Local: Arena da Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG

13h às 15h: Debate-papo: Resistência Anti-Capitalista para fora do Trabalho

Nos últimos 200 anos, lutas no local de trabalho (sindicados, greves, etc.) foram a principal forma de abordar organizações anti-capitalistas. Com tanta gente desempregada, redes mundiais e o trabalho em si mesmo se tornaram ao mesmo tempo mais precários e integrados ao tempo de lazer. Que estratégias podemos usar para resistir ao capitalismo fora do trabalho?

Mais:

*Banquinha de materiais

*Venda de quitutes veganos

————————————————-

Mais info:

Sobre o CWC:

http://en.wikipedia.org/wiki/CrimethInc.

Sítio oficial:

http://www.crimethinc.com/

Minitour CWC Brasil 2011:

http://vocetemquedesistir.org/eventos/

Textos traduzidos:

http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/CrimethInc 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: